The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

7 maneiras de engajar seu Instagram

7 maneiras de engajar seu Instagram
Thais Porsch
ago. 28 - 5 min de leitura
000

Estar ativo no Instagram não é mais um diferencial, mas uma necessidade para as marcas. E como marca, não digo apenas empresas, mas pessoas em si, como por exemplo o branding pessoal. Desenvolver uma imagem e conquistar a confiança das pessoas é uma tarefa que exige prática e muito trabalho. Mas, é possível usar táticas para facilitar o engajamento, como por exemplo fazer o uso claro de:

CEO, cultura e time

As pessoas gostam de saber, além do produto e ou serviço da empresa, como ela se comporta. Como é o time, representatividade no espaço de trabalho e quem é o CEO são exemplos de ideias de posts que podem ser feitos para engajar. Além, é claro, de mostrar a cultura da empresa, pois isso humaniza os funcionários e pode até mesmo despertar o desejo de muitos de trabalhar na sua empresa. Afinal, quem não quer ioga no trabalho?!

Paleta e um feed organizado

Isso é uma questão psicológica. Quando olhamos algo que está em harmonia, uma espécie de sensação de prazer é transmitida e faz com que apreciamos mais as coisas. Usar cores complementares, monocromáticas, tons de terra... tudo depende do que se quer transmitir. Mas, manifestando de forma organizada, tudo fica mais fácil. Muitas marcas fazem o uso de paleta de cores para, além de organizar o feed, fazer o branding e marcar presença, usando posts com as cores relacionadas a logo e templates para marcar a identidade.

Backstage e making of

Um bom jeito de engajar com o público no Instagram é mostrar o que acontece por “trás da câmera”. Isso pode-se aplicar também a questão de cultura da empresa, como mostrar um churrasco de domingo do pessoal do trabalho, uma série de vídeo DIY ou ‘como funciona’ e até mesmo fotos ou vídeo engraçadas que podem servir de memes (aka símbolo universal de cultura digital).

UGC

User Generated Content é talvez a melhor forma e engajar seu conteúdo com o público. Isso significa que quem vai criar o conteúdo não é a marca, mas seus apreciadores e consumidores. Várias marcas já usam contas 100% UGC, recebendo milhares de menções todos os dias, com pessoas disputando espaço para aparecer naquele determinado Instagram. Um ótimo jeito de atrair usuários para gerar seu conteúdo é criando uma hashtag universal para que eles possam marcar suas fotos.

CTAs (Calls to Action)

Certamente você não quer que as pessoas fiquem apenas no seu Instagram, mas sim que elas visitem seu site, suas outras redes, links e, finalmente, compre seu produto ou serviço. Por isso, é importante ter Calls to Action, ou seja, chamar as pessoas para clicar e conhecer o que você tem a oferecer. A tática básica é por meio de links, descrição da bio e informações de contato , além dos Stories, o qual vou falar no próximo tópico.

Stories

O Instagram Stories é usado por mais de 500 milhões de pessoas todos os dias. Sendo que o engajamento dele já está melhor que os números do feed. E, a boa notícia é que 1/3 dos Stories mais vistos são de contas comerciais. Como as histórias ficam apenas 24 horas, a forma ideal de fazer um conteúdo evergreen e em categorias para os usuários irem direto ao que procuram são por meio dos destaques (ou highlights).

Concursos e sorteios

Oferecer algo a seus seguidores de vez em quando não faz mal a ninguém. Não precisa ser um super prêmio nem nada, mas, contanto que as pessoas engajem, quem sai no lucro é você. A melhor forma de criar esse tipo de post é você “oferecer algo em troca”, como por exemplo seguir a página para poder concorrer, deixar likes ou marcar os amigos para que eles também se interessem. Essa estratégia pode até mesmo desenvolver um marketing viral.


Lembre-se, as ações de Instagram muitas vezes são de média a longo prazo! Muitas vezes as primeiras ações não vão dar resultados excelentes, mas: engajamento é algo que se constrói aos poucos, uma relação em que é preciso desenvolver a confiança dos clientes e possíveis clientes. É preciso testar as estratégias e descobrir qual é a melhor para a sua marca, então comece agora!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você