[ editar artigo]

5 ensinamentos que a comunicação me proporciona

5 ensinamentos que a comunicação me proporciona

Ok, vocês podem estar pensando: ela vai falar sobre comunicação sem nem se apresentar, não deve ser lá daquelas comunicadoras muito boas! Mentira, é claro que vou me apresentar, afinal, comunicação é essencial na minha vida (e na de todos, acreditem!)

Me chamo Mahayla, sou jornalista formada pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Hoje também faço pós-graduação em Novas Mídias e Narrativas Audiovisuais pela UNIBRASIL, em Curitiba. Sou assessora de imprensa e também social media. Comunicação, comunicação, comunicação. O dia todo, todos os dias! Mas vamos lá, querem saber o top 5 de ensinamentos que a comunicação me propicia? 

1.Você nasceu para isso.

Exatamente! Não só eu – jornalista – ou meus amigos – comunicadores. Você engenheiro, você programador, você médico. Você dentista, você advogado e você RH. Todos nascemos para nos comunicarmos: com nossos clientes, nossos colegas, nossos parceiros, nosso concorrente. Se você não entender que você TEM que se comunicar da melhor maneira possível, você não estará fazendo seu trabalho da melhor maneira possível.

2. Se comunique do jeito certo.

Temos que evitar “ruídos na comunicação” ao máximo. Parece linguagem técnica da minha formação e é (que chique, rs), mas é fácil entender:

“Posso ir até a sua sala agora?”

“Não espere”

Isso quer dizer que a pessoa obviamente pode ir até a sua sala agora mesmo sem esperar. Mas você esqueceu da vírgula, o certo seria “Não, espere” e essa pessoa chegou até a sua sala e você não pode atendê-la.

O exemplo é bobo, mas todos podemos cometê-los em casos graves e que vão fazer a diferença. COMUNICAR CERTO É IMPORTANTE.

3. Além de COMUNICAR ser importante, a COMUNICAÇÃO também é.

Você lê? O que lê? Onde se informa? O que sabe sobre o mundo/país/cidade onde vive? Não esteja desatualizado pois as notícias são os acontecimentos que todos devem saber, senão não seriam notícias. De algum modo aquilo vai influenciar na sua vida e se você não souber, vai deixar passar. A comunicação deve fazer parte da sua rotina.

4. FAKE NÃO!

Não é engraçado enviar piadinhas (sérias – se é que é possível) ou Fake News nos grupos de WhatsApp, sabia? Você e seus amigos podem até rir, mas essa informação vai chegar a alguém que vai acreditar, ou no mínimo tentar acreditar e dizer para a vizinha “é, você viu que mandaram no grupo que blablabla...” e isso vai ser repassado várias e várias vezes. Afinal, tem sempre um melhor amigo que acredita no que você diz. Se não quer passar as notícias verdadeiras adiante, não passe as falsas, por favor! Não é piada!

 5. Para deixar mais leve...

A comunicação é linda! Pense em tudo que ela é capaz, no que ela faz. Hoje em dia falamos com os amigos do outro lado do mundo na maior facilidade, resolvemos coisas sérias pelo WhatsApp, podemos trabalhar de onde quisermos – em um escritório fechado ou numa praia em Bahamas. Se atualize, não seja cabeça-fechada e assuma as novas formas de comunicação! Experimente com sua equipe e verá que tudo se tornará mais leve. Mas atenção também: não deixe o Whats consumir sua vida e rotina diária inteira. =) às vezes ele faz isso com as mensagens chegando a todo o momento!

Ficam aqui as dicas, de uma comunicadora para todos os outros comunicadores, independente do que fazem! Aliás, querem me contar o que fazem? Comentem abaixo!

Com carinho,

Mahayla Haddad

The Business Change
Ler conteúdo completo
Indicados para você