A comunidade está de cara nova!
Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

7 Livros Essenciais para Startups

7 Livros Essenciais para Startups
Gabriel Henrique Dalmolim
out. 30 - 1 min de leitura
7 Curtidas
0 Comentários
0

Construir startups não é algo exatamente fácil. Desenvolver marketing, produto, entender o consumidor e muito mais, ao mesmo tempo e com o mínimo de dinheiro possível, é bem complicado. Portanto, separamos alguns livros que podem ajudar. Todos foram escritos por empreendedores e investidores de sucesso, que descobriram como resolver os problemas que startups enfrentam. 

Os livros foram organizados em ordem de maturidade. Assim, os primeiros livros são mais importantes para startups que estejam começando e os últimos para estágios mais avançados.

Lembre-se desta dica: nada melhor que aprender com o erro dos outros, é mais barato e rápido. Esses aprendizados geraram metodologias para aplicar a inovação que são importantes até hoje. Isso nos leva à segunda dica: depois de entender os métodos, toda startup é um remix. 


Denunciar publicação
A Startup Enxuta

Um clássico instantâneo. Publicado pela primeira vez em 2011, o livro formalizou as principais metodologias utilizadas para inovar em um modelo sólido para criar e administrar uma empresa disruptiva. Eric Ries, autor, já vendeu- e faliu- algumas startups na sua vida. Além disso, ajudou grandes empresas, como a Amazon e GE, a se tornarem ainda mais inovadoras; experiência é o que não falta.

A Arte do Começo 2.0

Guy Kawasaki é um dos expoentes do Marketing no mundo- já por muito tempo. Além de ter sido um dos principais responsáveis pelo marketing do revolucionário Macintosh, hoje, é conselheiro da Apple e Diretor-Gerente da Garage Technology Ventures. Nesse livro, aborda a maneira mais simples de lançar o seu negócio de um modo leve e descontraído- cheio de exemplos e experiências da sua vida.

Startup: Manual do Empreendedor

O "Vade Mecum" do empreendedor moderno. Steve Blank é, sem dúvidas, o pai do empreendedorismo moderno e responsável por tornar o termo "startup" popular. "Startup: Manual do Empreendedor" é o livro que deu origem a todos os outros.

De Zero a Um

Peter Thiel foi o principal investidor do Facebook e cofundador do PayPal; não é necessário explicar o quanto ele entende do assunto. O livro é baseado em palestras que Thiel fez em Stanford. Ele aborda, principalmente, quais fatores procura em startups para investir e como pensa um venture capitalist de sucesso- garanto que é o melhor jeito de entender seu investidor.

Sprint

Sprint aborda o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Considere como uma evolução do "brainstorming" para geração e rápida validação de ideias que pode ser aplicada para grandes ou pequenas empresas. É o jeito mais barato de aprender com a Google.

Crossing The Chasm

Só um detalhe: esse livro só está disponível em inglês. Esse livro aborda algo essencial para toda startup em expansão: agora que tenho tração com o primeiro perfil de cliente, como ir além? Como cruzar o "abismo" da estagnação e continuar em crescimento exponencial? O livro, publicado pela primeira vez em 1991, continua incrivelmente contemporâneo e foi revisado em sua terceira edição.

Blitzscaling

Só outro detalhe: esse livro só está disponível em inglês. Com certeza, o livro mais focado em startups maduras. Agora que o negócio já foi construído, como escalá-lo da maneira mais rápida e eficiente para se tornar um gigante? Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e participante da criação do Paypal, demonstra toda a sua experiência nesse livro que acaba de ser lançado- e será muito comentado em 2020.

7 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você