[ editar artigo]

A transformação digital em empresas de turismo

A transformação digital em empresas de turismo

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a configuração do mundo alterou-se completamente. Depois da devastação provocada, iniciou-se a reconstrução econômica e social atingindo em seguida um grande desenvolvimento capitalista que também trazia consigo o fenômeno dos “baby boomers”, quando os soldados combatentes voltaram para suas casas ocasionando uma explosão populacional, dizem que pelo sentimento de preservação da espécie. E logo após, com o crescimento econômico dos Estados Unidos, surge o “American Way of Life”. Um modelo de comportamento americano padronizado pelo consumismo. Conhecidas marcas se fortaleceram e outras surgiram. A fabricação em escala e o crédito facilitado possibilitaram a compra de produtos, bens, eletrodomésticos (TV´s e carros eram objetos de desejo). E em meio a isso tudo a publicidade criava e vendia a ideia de uma vida com liberdade para esquecer as lembranças negativas da guerra desfrutando de momentos de sucesso e felicidade.

Voltando para os dias atuais em que vivemos uma pandemia inédita, vários setores anseiam por uma retomada com fenômenos tanto de crescimento econômico como psicológicos, para esquecer um período de tanto sofrimento tal qual ao pós-guerra. O setor mais ansioso pode-se dizer que é o do segmento do turismo que vivenciou meses de baixo faturamento com vôos cancelados, hotéis e fronteiras fechadas.

Mas felizmente contando com uma forte demanda reprimida, as empresas do setor agora se organizam aguardando o novo cenário que virá com a chegada da vacina e com alguns lugares no mundo que já estão livres da pandemia.

Considerando também que o comportamento de compra do viajante mudou e contando com o fato de que os consumidores de uma maneira geral estão apostando cada vez mais no e-commerce, as empresas buscam a aplicação da tecnologia para atingir diferentes públicos de maneira assertiva, alavancando suas vendas.

Porém não se trata apenas de atualizar plataformas de comércio eletrônico, mas também garantir que a jornada de experiência do cliente seja única, pois além do desejo de viajar novamente há o fator psicológico com a necessidade de novamente sentir-se livre após a pandemia e do isolamento social que impactou a maioria de nós. Para isso, é preciso se destacar e correr contra o tempo preparando-se para este novo cenário esperado.

Uma viagem é uma experiência e no pós-pandemia, uma forma de acabar com um desejo reprimido. Não venderá mais aquele que tiver o melhor preço, mas sim quem tiver maior domínio dos dados da sua base de clientes e souber conectar esses dados criando novos produtos e novos meios de atendimento. Como os consumidores têm buscado cada vez mais por algo além do produto, é fundamental entender o que é importante para eles. Foco no cliente se faz essencial neste momento.

Tendo como principal objetivo repensar e entender este cliente e seu novo comportamento, a análise de dados é fundamental capacitando todo o negócio de forma preditiva e inteligente de forma a entender a performance de campanhas, promoções e personalizando o relacionamento produzindo um diferencial competitivo.

Campanhas segmentadas, investir no engajamento de leads por meio de ferramentas de CRM podem ser elementos importantes para o sucesso das vendas. Internamente, deve existir um investimento muito forte em automação e análise de dados. Também, quando o assunto é transformação digital, um dos principais objetivos é agilizar o atendimento e melhorar a experiência dos clientes e o uso da inteligência artificial pode ajudar nessa agilidade, assim como um bom investimento nos canais digitais e no uso de Big Data.

Por fim, a produção de conteúdos com vídeos de profissionais da área evidenciando a adesão às melhores práticas de saúde e segurança divulgando o que está sendo feito e mostrando que a empresa prestadora do serviço seja um hotel, organizadores de passeios, traslado, etc, estão respeitando as melhores práticas, proporcionará um equilíbrio com o elemento humano trazendo uma proximidade ao cliente. Pois de isolamento e distanciamento todos estamos fartos.

The Business Change
Ler conteúdo completo
Indicados para você