The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como construir um MVP utilizando a metodologia BEM

Como construir um MVP utilizando a metodologia BEM
Ana Paula Ribeiro
abr. 6 - 2 min de leitura
000

A metodologia BEM pode ser aplicada tanto na cultura de startups quanto em modelos tradicionais de negócios que estão em fase de inovação. O BEM é um método que utiliza ativos disponíveis de maneira otimizada para que o lançamento de  um MVP (mínimo produto viável) aconteça de forma rápida e no menor custo possível. Isso vale também para MVPs internacionais

Usar soluções já existentes e aprimorá-las é um modo inteligente de validar uma ideia e aperfeiçoá-la depois, pois a fase de MVP é um momento em que a empresa precisa operar com recursos limitados, seja dinheiro ou pessoas necessárias para executar todas as tarefas.

BEM é a abreviação de Benchmark; Existing examples / resources; Multiply resources. Esse método é eficaz em obter resultados rápidos com o mínimo de esforço.

Benchmark 

É a análise de modelos de negócios existentes no mercado que se assemelham ao que você está pretendendo construir. Em alguns casos, é possível que o modelo esteja sendo aplicado em segmentos diferentes, mas o funcionamento pode ser customizado em partes para o seu negócio e, então, testado no mercado.

Existing examples / resources 

Após analisar os similares do mercado, veja quais recursos já foram desenvolvidos que podem ser utilizados sem esforço extra para o seu MVP. A partir dos resultados, você conseguirá validar se eles podem ser aperfeiçoados ou descartados.

Muitas startups gastam meses para desenvolver do zero uma solução que pode ser validada a partir de aplicativos ou plataformas que já existem.

Multiply resources

É possível adicionar recursos extras ao trabalho de desenvolvimento com gasto mínimo. Para isso, prefira freelancers à contratar um time muito grande de pessoas, utilize templates prontos para construir seu site e pesquise sobre as melhores plataformas para ajudar no marketing. No início de um negócio, onde tudo precisa ser validado pelo mercado, operar de maneira enxuta é questão de sobrevivência.

O erro mais comum dos empreendedores é esquecer que a solução perfeita só acontece com as respostas do mercado e elas só chegam a partir de testes.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você