Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Como desenvolver uma mentalidade global

Como desenvolver uma mentalidade global
Giovanna Zeny
fev. 26 - 2 min de leitura
0 Curtidas
2 Comentários
0

Desenvolver uma mentalidade global é essencial em um mundo cada vez mais integrado.

A maioria dos cidadãos do mundo cresce em ambientes homogêneos e aprendem a viver e trabalhar com seus semelhantes. Entretanto, hoje, pessoas diferentes ocupam o mesmo espaço e é esperado que os profissionais atuais saibam trabalhar em ambientes multiculturais,  que possam se comunicar, fazer negócios e influenciar indivíduos distintos de si.

Apesar de as empresas operem em um mundo integrado, muitas empresas ainda não perceberam o que isso significa e não aproveitam de oportunidades somente possíveis em mercados globais. Organizações que visam tirar proveito dessas oportunidades e planejam construir uma presença global sustentável devem desenvolver líderes com habilidades e atitudes específicas que possam ser eficazes em um contexto cada vez mais internacional.

Anteriormente, quando o RH preparava seus funcionários para realocação no exterior, eles utilizavam vários recursos de treinamento intercultural. Porém, agora, à medida que os papéis de liderança se tornam mais globais, o entendimento cultural rápido e complexo, embora importante, não é suficiente. Os líderes precisam não só conhecer, como também ter habilidade para se adaptar a novos clientes, competidores, ambiente político e regulatório, etc...

De acordo com estudo sobre mobilidade realizado pela Global Mindset Institute na Thunderbird School of Global Management, existem nove dimensões-chave para se obter uma mentalidade global, agrupadas em três categorias que abrangem aspectos cognitivos, psicológicos e comportamentais. 

Para um líder que assume um papel global, o capital intelectual pode ser desenvolvido de forma relativamente rápida através da aprendizagem cognitiva (leitura, análise, resolução de problemas, etc). Ao passo que, o desenvolvimento do capital psicológico e comportamental é mais longo e feito através de  aprendizagem experiencial, interações com diferentes tipos de pessoas, reflexão e apoio de mentores e outros profissionais.

O objetivo não é o indivíduo dominar todas as nove dimensões da mentalidade global de uma vez. O principal é identificar onde colocar os esforços de desenvolvimento e elaborar um plano de ação para construir, ao longo do tempo, uma mentalidade internacional.


Denunciar publicação

Giovanna Zeny

Head of Business Transformation, HAG.Group

0 Curtidas
2 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você