The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como tornar seu produto o seu melhor vendedor?

Como tornar seu produto o seu melhor vendedor?
Pedro Romagnoli Gusso
fev. 21 - 3 min de leitura
000

Nada é melhor quando seu produto consegue se vender por conta própria. Isso quer dizer que ele realmente é desejado e, consequentemente, muito bom. Porém, esse é o problema, porque isso não é exatamente fácil. No desenvolvimento do seu produto, é importante entender quais os gatilhos que podem despertar um interesse no primeiro momento e como torná-los indispensáveis para o seu cliente.

 

Relacionamento entre seu produto e o seu cliente

Desde o primeiro dia, é importante compreender qual será a relação entre sua solução e o seu cliente. Antes mesmo de escrever uma linha de código, valide quais funcionalidades entrarão nessa versão, como irão interagir entre si e como serão apresentadas para o usuário. No exemplo de um software, todos os componentes que estarão disponibilizados para interação devem estar lá por algum motivo. Tudo tem que ser planejado e validado para que na utilização o usuário não consiga parar de usar.

Um exemplo de como entender o planejamento do produto é o diagrama de Caso de Uso, onde você possui os atores (usuários representados por bonecos) e os casos de uso (elementos do seu sistema representados pelos balões). Neste diagrama é possível entender como serão exatamente as interações entre o seu cliente e o seu produto, de forma simples (sem entrar em muitos detalhes técnicos).

 

Clientes dependentes

Para que os usuários vejam propósito em um produto é necessário que eles dependam dele. Isso pode ser utilizado para fazê-los passar de plano free para pago, para fazer Upsell (i.e utilizar um plano mais completo), Cross-Sell (i.e comprar add-ons), diminuir seu Churn Rate ou qualquer estratégia que você tenha em mente.

 

Uma demonstração de como a “dependência” é importante em um produto: conte quantos aplicativos você possui em seu celular e conte quantos você realmente usa. Depois, conte dentre esses que você utiliza quais você não pode ficar sem. Esse número vai cair drasticamente se você for contar aplicativos pagos.

 

Empresa pequena com cara de grande

Quando um produto é bem feito, sua empresa pode ser minúscula, mas ela vai parecer uma empresa da Fortune 500, por isso é importante possuir uma solução intuitiva e bonita. Outro ponto importante é possuir uma plataforma em inglês (sem necessariamente ter o português), a fim de essa já nascer global. Esse mix de refinamento visual e com linguagem internacional potencializa as funcionalidades que seu produto possui a fim de vender mais facilmente.

 

Resumindo

Soluções de ponta utilizam metodologias avançadas de engenharia de software, UX/UI e design. Isso tudo para obter um produto que não precisa de introduções e que realmente encante seus usuários. Um produto sólido é o melhor meio de marketing porque não possui intermediários, vende sozinho, e isso é o que mais importa no final das contas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você