The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Impactar socialmente e gerar lucro, é possível?

Impactar socialmente e gerar lucro, é possível?
Babi Moraes
out. 25 - 4 min de leitura
000

Sim, é possivel! Estamos falando de Negócios Sociais.

Um Negócio Social é regularizado juridicamente como uma empresa, mas além de gerar lucros, tem como principal objetivo gerar impacto socioambiental, aliado a um modelo de negócios sustentável, ou seja, que não dependa de doações, mas sim, da sua produção.

O conceito de Negócios Sociais surgiu em 1970, criado pelo economista e ganhador do Nobel da Paz, Muhammad Yunus. No conceito de Yunus, os Negócios Sociais devem reinvestir os lucros inteiramente na empresa e seus sócios não recebem dividendos. O investidor recebe de volta o valor investido, mas todo o excedente é utilizado para que a empresa continue produzindo e e aumentando seu impacto.

Contudo, desde a criação deste conceito, difundido em diversos países, até o presente momento, existem linhas de pensamento que analisam de forma diferente e defendem que o destino do lucro obtido pela operação do negócio pode considerar os interesses tanto dos investidores, dos clientes e também da comunidade. Sendo assim, os lucros podem, também, ser divididos entre os sócios.

Como diferenciar uma Empresa Tradicional de um Negócio Social?

O ponto principal de análise para definir qual é o tipo de negócio analisado, será o posicionamento institucional. Um negócio social terá sempre o Impacto Social como principal objetivo. Neste caso, algumas perguntas norteiam o conceito para analisar um negócio com objetivos sociais:

A empresa foi criada com o objetivo de resolver um problema social ou isso é só uma  consequência do seu modelo de negócios?

O impacto social causado pela empresa é decisivo ao definir o seu sucesso e continuação?

A empresa mudaria o seu modelo de negócios, sem levar em consideração o impacto social causado, frente à possibilidade de aumentar seu lucro?

 

Como pudemos notar, os Negócios Sociais criam um ciclo, que aumenta o impacto positivo e gera renda para quem realiza o trabalho, levando em conta os interesses dos clientes, dos investidores e da comunidade envolvida.

É um modelo que combina o dinamismo, a eficiência e a inovação de uma empresa tradicional, com a consciência e responsabilidade social. E, diferentemente de ações filantrópicas, possibilita que o dinheiro investido no negócio social retorne, podendo ser investido em outros negócios sociais.

 

Algumas empresas que se consideram Negócios Sociais são:

OLHA O PEIXE! – Pesca artesanal no Paraná.

A “Olha o Peixe!” surgiu com o propósito de auxiliar no fortalecimento da pesca artesanal paranaense e com isso proporcionar uma maior valorização dos pescados e pescadores da região.

O formato de negócio preza pela qualidade a preço justo, com impacto socioambiental positivo. A Olha o Peixe fornece pescados locais de forma ágil aos clientes com entrega porta a porta, e colabora para a divulgação da pesca artesanal consciente, uma vez que entrega junto aos pescados um informativo apresentando ao cliente as espécies que podem ser consumidas na época, respeitando as épocas de reprodução das espécies,  e contando um pouco sobre as comunidades pesqueiras responsáveis pelas capturas.
A Olha o peixe possui também um clube de assinantes, com vantagens e descontos para os adeptos.

Prezando pela qualidade do serviço e pela relação de confiança com os clientes, pescadores e com a natureza, se encaixam perfeitamente no modelo de Negócios de Impacto.

Para saber mais : https://www.facebook.com/pg/olhaopeixe/about/

 

Gentees Brazil

A Gentees é um Negócio Social que nasceu do desejo de ajudar o próximo e de fazer a diferença na vida de crianças. Trabalha com o modelo 1x1, onde cada produto vendido reverte em outro que será DOADO para uma criança que precisa. Já atende 16 países em 4 continentes diferentes! No Brasil as entregas aconteceram em mais de 17 cidades de 11 estados e ao todo realizamos mais de 50 doações. E possui uma loja virtual e uma loja física, localizada em Curitiba/Pr

Para saber mais: https://www.facebook.com/GenteesBrazil/

 

 

Bárbara Moraes é formada em Recursos Humanos e Pós graduada em Empreendedorismo e Negócios Sociais. Atualmente trabalha com captação de recursos e presta consultorias pontuais para organizações sociais.

LinkedIn


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você