The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Inteligência Artificial, a tomada de decisão é agora!

Inteligência Artificial, a tomada de decisão é agora!
David Salomão Duarte
fev. 18 - 2 min de leitura
000

O momento de tomar a decisão sobre Inteligência Artificial é agora. 

Tomar uma decisão não é algo fácil, ainda mais quando envolve investimento e impacta diretamente na vida de muitas pessoas. Porém, quando falamos em inovação tecnológica, demorar para tomar uma decisão ou mesmo tomar uma decisão errada pode ser catastrófico. Existe um grande esforço para tentar recuperar o tempo e capital perdido, seja de um investimento equivocado ou, pior, de receitas não conquistadas.

Não é difícil encontrar corporações que por desconfiança ou por cultura demoraram para tomar decisões sore a adoção de tecnologias no passado e, hoje, correm alucinadamente para se adaptar ao que já está consolidado no mercado. Porém, se continuarem assim estarão um passo atrás dos seus concorrentes e, como consequência, podem perder receitas além de, continuamente, desprender de grandes esforços para se adequar ao mercado.

Dentre as tecnologias que causarão maior impacto nos próximos anos nenhuma se compara aos investimentos no desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA) e os retornos e impactos que causarão, tanto é verdade, que nações já definiram esse investimento como estratégico. Países como Estados Unidos  e China declararam como prioritário os investimentos no desenvolvimento de IA.

Um estudo da McKinsey analisou o efeito da IA na economia dos países e nas empresas, na próxima década. No estudo foram criados dois grupos: as empresas que adotarem a tecnologia de IA totalmente nos próximos cinco a sete anos e as que não adotarem totalmente ou fazendo uso apenas pontual. As empresas que realizarem uma imersão, provavelmente se beneficiarão de vantagens econômicas e competitivas, podendo dobrar seu fluxo de caixa até 2030. Por outro lado, as empresas que não adotarem a IA poderão ter um declínio de 20% no seu cash flow.

Já as nações líderes da adoção da IA ​​(principalmente em países desenvolvidos) poderiam aumentar sua liderança sobre os países em desenvolvimento, podendo capturar entre 20% e 25% adicionais em benefícios econômicos líquidos, em comparação aos dias de hoje. Os países em desenvolvimento poderiam capturar apenas cerca de 5% a 15%.

Portanto, nos próximos anos, passaremos por uma nova revolução. Assim como houve a revolução industrial, com grandes impactos na sociedade e na forma de fazer negócios. O momento de decidir sobre quais rumos tomar é agora. Se a sua empresa não tem planos de adotar IA como estratégia para os próximos anos, é melhor voltar a discutir o assunto.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você