The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Jornada de Transformação Digital – Um caso de novos destinos

Jornada de Transformação Digital – Um caso de novos destinos
Daviane Daniele Perez Nascimento
jan. 18 - 3 min de leitura
000

O meu contato com a Jornada de Transformação Digital iniciou com o módulo ministrado pelo Professor Rodrigo de Alvarenga. Desde os primeiros momentos de atividade foi possível alinhar os aspectos teóricos com a prática e um dos maiores desafios foi selecionar um caso para ser discutido, afinal precisaríamos alcançar um nível de análise aprofundado e ainda não sabíamos por onde caminhar. Nesse contexto, discutimos em grupo e decidimos nos arriscar com um modelo de transformação pouco conhecido, mas de um potencial interessante para as análises de consultoria que seriam feitas.

                As etapas de transformação digital representam o mapeamento do negócio e começa pelas observações das decisões que levaram a mudança, coletando os dados do cenário atual, seus resultados, seu comportamento e principalmente o seu funcionamento. O caso selecionado para essa consultoria hipotética foi a Aeroflot, uma empresa de aviação Russa, fundada em 1923 e que vivenciou um momento frágil onde sua marca estava associada à frequentes acidentes, devido a aeronaves desgastadas e que operavam de maneira restrita em solo russo.

                Na segunda etapa é importante visualizar o que se idealiza, compreendendo com clareza as expectativas e acompanhando as implementações, demarcando os responsáveis por cada processo e as necessidades de recursos alocados. No caso da Aeroflot, se pretendia renovar a experiência do cliente, modernizando a oferta dos serviços, assim como a expansão dos voos de maneira segura.

                Na sequência, a terceira etapa é representada pelos resultados a partir das mudanças, analisando detalhadamente os resultados obtidos, reconhecendo os erros e acertos, assim como as decisões sob cada critério. Dessa forma, torna-se parte importante realizar comparações com os concorrentes, como no caso em questão em que a Aeroflot conseguiu atingir os seus objetivos iniciais de expansão e modernização da frota, realizando parcerias para acompanhamentos das aeronaves, reduzindo os custos de combustíveis e de manutenção. No que se refere à experiência do cliente, foram implementados painéis de coletas de dados das viagens que promoviam um cenário amplo para reajustes e melhorias.

                Contudo, para construir o framework desse caso foi necessário recorrer a todas as etapas, desde o que foi elencado como motivador para esse processo de transformação digital, assim como as ações implementadas, a análise crítica dos erros e acertos e o cenário pós mudança.

                Desse processo todo, finalizo o módulo compreendendo a importância desse ciclo que precisa ser revisto em diferentes momentos da transformação digital. Essa caminhada, esse trajeto reflete as vantagens de novas perspectivas e essenciais mudanças no percurso de um negócio que visa ter clareza em seus objetivos e por onde prosseguir.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você