[ editar artigo]

As 3 razões fundamentais para fazer seu negócio dar certo

As 3 razões fundamentais para fazer seu negócio dar certo

As três principais razões para fazer qualquer coisa são: Necessidade. Dor. Ou prazer.

Mesmo que seja não fazer nada, pois, para muitos, (inclusive os mais dedicados e persistentes) há prazer em não fazer nada. Isso não se aplica apenas a vida cotidiana e as necessidades básicas humanas. Você precisa de pelo menos uma dessas razões para fazer um negócio funcionar.

Independente de haver uma fórmula ideal, a mesma solução nunca funciona da mesma forma para um mesmo problema. Por exemplo, um pequeno grupo não consegue resolver um macro problema como a fome mundial. Mas, é possível, resolvê-lo em uma escala menor, seja uma rua, um bairro, uma comunidade. Por mais que outras pessoas estejam motivadas pelas mesmas razões, as mesmas necessidades, as mesmas dores ou prazeres, em cada lugar haverá uma execução específica - seja o número de pessoas, quantidade de água ou energia.

Há como resolver problemas óbvios, porém, é necessário limitá-los, pois é impossível abraçar o mundo. O Facebook está fracassando justamente por isso. Ao tentar ter profundidade e longevidade não atinge nenhum dos dois. Passou a ser uma plataforma rasa, com muita quantidade, mas pouca qualidade.

Novamente: é preciso estreitar o problema para entender se é uma necessidade, dor ou prazer e, aí sim, buscar formas de resolvê-lo.

Criar uma solução, sem ter um problema para resolver, não leva a lugar algum.  Essa é a razão da mortalidade precoce de startups: começam errado – não buscam a solução para um problema.

Sem ter necessidade, dor ou prazer é impossível convencer alguém de sua solução. Pois, quando sua equipe, cliente ou líder não acredita verdadeiramente em algo, não há engajamento. Sem engajamento, ou seja, sem pessoas dispostas a trabalharem por um propósito, uma solução é apenas uma teoria sem um problema.

The Business Change
Rodrigo de Alvarenga
Rodrigo de Alvarenga Seguir

Mentor, inovador, empreendedor, investidor, apaixonado por educação e professor. Membro de comunidades nacionais e internacionais focadas em empreendedorismo de alto impacto social & tecnológico, como Startup Grind, HIVE & Founder Institute.

Ler conteúdo completo
Indicados para você