[ editar artigo]

Porque ter um problema é mais importante do que uma solução para construir um negócio

Porque ter um problema é mais importante do que uma solução para construir um negócio

Mais relevante do que ter uma solução é saber qual ou quais problemas podem ser resolvidos.

Para construir um negócio, o time é importante, mas para construir um negócio com objetivo de crescimento acelerado e inovação, time é essencial! Atualmente, sou um dos Chief Mentors no Extreme Entrepreneurship Program na Academia Árabe de Inovação (AIA), programa realizado em conjunto com a European Innovation Academy (EIA), líder em educação focada no empreendedorismo tecnológico, desenvolvido através de parcerias com importantes instituições do mundo: Stanford University, U.C. Berkeley e Google.

No primeiro dia, acontece a fase de formação de times, em minha opinião uma das mais relevantes do programa. Diferentemente do que muitos pensam, você não engaja um time tentando vender sua idéia ou solução, mas sim, pela exposição dos problemas que pretende resolver. Muito mais importante do que ter o como, é saber o porquê, pois são os porquês que movem as pessoas!

É comum, especialmente entre empreendedores e startups de primeira viagem, tentar engajar pela solução, porém isso funciona muito pouco.

Segundo a CBInsights, a razão número #1 de startups quebrarem não é falta de investimento, mas sim a criação de um produto ou serviço que não tem mercado. 42% das startups fecham a portas por terem um produto que ninguém precisa. Ou seja, de nada adianta ter um produto incrível se ele não oferece a solução para algum problema.

Assim, a partir de um problema grande e relevante, é possível convidar pessoas preocupadas em resolvê-lo para que, juntos, possam construir e lançar soluções. Enquanto o porquê permanece inalterado, a solução pode mudar e se tornar algo totalmente diferente da ideia inicial. O time certo de pessoas, se engaja e tem paixão pelo problema, não pela solução pré-definida.

Para que as engrenagens de um time funcionem , alguns fatores são decisivos: capacidade de resolver problemas, pensamento crítico e diversidade. O programa da AIA - Arab Innovation Academy reúne pessoas de diversas nacionalidades, com ideias, experiências e hábitos distintos, todas contribuindo de formas diferentes e muito enriquecedoras para o formação e lançamento de novos negócios e soluções.

É claro, a diversidade traz ideias, comportamentos e culturas distintas, algumas vezes provoca discussões, mas isso é normal, o time não precisa concordar em tudo. No entanto, é essencial concordar sobre a importância de descobrir a resposta para essas duas perguntas: o problema é relevante o suficiente para ser resolvido? E o cliente e/ou usuário, valida a solução pretendida?

The Business Change
Rodrigo de Alvarenga
Rodrigo de Alvarenga Seguir

Mentor, inovador, empreendedor, investidor, apaixonado por educação e professor. Membro de comunidades nacionais e internacionais focadas em empreendedorismo de alto impacto social & tecnológico, como Startup Grind, HIVE & Founder Institute.

Ler conteúdo completo
Indicados para você