The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual a diferença entre ambição e ganância e como isso afeta minha startup / empresa?

Qual a diferença entre ambição e ganância e como isso afeta minha startup / empresa?
Rodrigo de Alvarenga
jul. 4 - 3 min de leitura
000

Certamente, esse título pode parecer estranho, mas esconde reflexões e diferenças muito relevantes que precisam ser entendidas. Nesse sentido, a melhor forma de começar é pelo significado literal que pode ser encontrado no dicionário.

Ambição: anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão.

Ganância: é um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir tudo que se admira para si próprio, é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. É um desejo excessivo, direcionado principalmente à riqueza material, nos dias de hoje representada pelo dinheiro. Contudo, também é associada a outras formas de poder e influência junto a outras pessoas, de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar. Muitas vezes, é confundida com ambição.

Os significados acima foram extraídos de uma revisão de diversos dicionários, tendo sido escolhidos por serem uma boa representação de várias definições.

Dito isso, o ponto a ser destacado aqui, é a motivação inerente a esses dois perfis tão diferentes. Num deles, temos um perfil que é abastecido e movido pela vontade de alcançar objetivos, pela aspiração de realizar, ou seja, existe algo implícito que move as pessoas com esse perfil a buscarem algo maior do que elas, o que levará algum tempo e irá requerer investimento pessoal (dinheiro, tempo e/ou outros recursos). Por sua vez, o outro perfil tem uma motivação intrínseca de auto-satisfação, ou seja, de satisfazer a si mesmo a qualquer custo e no menor tempo, mesmo que isso signifique tirar dos outros ou sustentar um desequilíbrio a seu favor e contra alguém.

Empreendedores, profissionais, estudantes, atletas, etc., movidos por ambição, manifestam uma forte tendência de desenvolver resiliência, empenho, foco e capacidade de ir além na busca da construção da jornada em direção aos objetivos pretendidos. Esse perfil está para paixão, propósito, causa, impacto, abrangência, transformação, sucesso. Já para o outro perfil, vale tudo para conseguir algo melhor do que os demais, ou algo que a pessoa acredite que mereça, mesmo que isso signifique tirar de alguém que de fato mereceu, ou ainda, resultados a qualquer custo, eu primeiro os outros depois. São esses últimos, que querem chegar aos resultados sem o esforço ou como mínimo esforço possível, sem o sangue, suor e lágrimas necessários para levar alguém até lá, até o destino.

Nós, aqui no Brasil, precisamos aprender a separar ambição de ganância. Além disso, precisamos desenvolver essa habilidade, essa vontade de chegarmos há algum lugar, de realizarmos alguma coisa e, principalmente, de que somos capazes de fazer acontecer independentemente do Governo, de apoios, auxílios ou bengalas. Pois, apenas assim, teremos condições de desenvolver startups, empresas e um país que seja, de fato, um gigante, que acorde, se levante e impressione os demais!

Quer chegar sozinho, sem ter com quem dividir os resultados, olhar para trás e ver um rastro de destruição? Seja ganancioso.

Quer chegar longe, em bando ou equipe e mudar o mundo? Seja AMBICIOSO!!

E você, como vai ser ........


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você