[ editar artigo]

"Start" a sua Carreira

 

O início da vida profissional, talvez, seja uma das etapas mais difíceis na vida de uma pessoa, mas certamente é uma das etapas mais importantes. Tudo começa com uma decisão: qual profissão seguir. O segredo que tenho para contar é que: a profissão que você escolheu pode determinar sua carreira e o que você vai fazer pelos próximos 43 anos.  

Após a escolha da profissão um turbilhão de dúvidas surgem, a insegurança toma conta, obstáculos aparecem e você não sabe por onde começar. Mas aqui, deixo uma primeira dica: a sua carreira começa no seu primeiro dia de aula na faculdade! Isso mesmo, as aulas da faculdade começaram e sua vida profissional começou também. Nesse momento você começou a investir na sua qualificação, começou a fazer networking, começou a formar sua imagem profissional, começou a conhecer profissionais da sua área, a entender o mercado que você irá atuar. Certamente, é na faculdade que as primeiras oportunidades começarão a surgir, além de ser um excelente ambiente para você se vender profissionalmente. Então, não desperdice tempo e aproveite muito.

Aqui vou dar alguns conselhos que, talvez, possam te ajudar nesta jornada para dar um start na sua carreira.

Entenda você mesmo – Determine o que você gosta de fazer e o que você é bom. Descubra quais são suas habilidades e competências e o que você tem a desenvolver. Defina um propósito de vida e de carreira. O autoconhecimento é determinante para o sucesso da sua carreira.

Faça um plano de carreira – Investir o seu tempo para planejar sua carreira é muito importante e saiba que nos processos seletivos os recrutadores vão investigar se você tem esse plano. Pense onde você quer chegar profissionalmente e trace os caminhos que deve seguir. Faça planos de curto prazo (para os próximos 1 ou 2 anos), de médio prazo (próximos 5 anos) e de longo prazo. Talvez no meio do caminho algumas mudanças ocorram, e não tem problema. É esse planejamento que irá lhe ajudar a lidar com essas mudanças.

Um estágio poderá ser seu primeiro emprego – O melhor caminho para começar a ter experiência é o estágio. Sei que algumas pessoas não gostam por conta da pequena remuneração, mas é no estágio que você vai identificar a área que mais gosta e a cultura que mais se identifica, que você vai adquirir conhecimento prático e experiências e ainda ampliará a sua rede de contatos.

Aproveite todas as experiências – Durante a sua vida acadêmica, você terá a oportunidade de vivenciar várias experiências: semana acadêmica, desafios universitários, hackathons, estágios, palestras, workshops, intercâmbio, trabalho voluntário etc. Aproveite e vivencie todas essas oportunidades. Aparentemente, não têm muitos benefícios, mas o aprendizado e as habilidades que você desenvolverá serão importantíssimos para a sua carreira.

Continue vivendo as experiências e se capacitando – Depois que se formar, continue participando de palestras, cursos, workshops, desafios, hackathons etc. Além de ser uma fonte inesgotável de conhecimento e atualização, são bons momentos para networking.

Cuide de suas redes sociais – Os recrutadores, os profissionais, os colegas estão de olho nas suas redes sociais. Já vi algumas pessoas reprovarem em processos seletivos de empresas dos sonhos por conta de uma postagem mal-intencionada no facebook ou instagram. Sua rede social é particular, mas ela expõem a sua vida para o mundo e pode te prejudicar profissionalmente. Invista seu tempo também no Linkedin, que hoje é a rede profissional mais utilizada no mundo.

Fique de olho nas competências mais exigidas no mercado de trabalho – Para os próximos 10 anos, temos uma lista de competências que são exigidas no mercado de trabalho, são elas: saber utilizar a tecnologia; boa comunicação oral e escrita; adaptabilidade; resolução de problemas complexos; criatividade; resiliência; capacidade de trabalhar em grupo. Mas tem uma que será essencial no futuro: lógica de programação. Se você não tem uma destas habilidades, não precisa se desesperar, você pode desenvolvê-las.

Aprenda novas línguas – O inglês já não é mais diferencial, então, procure aprender mais línguas além do inglês e nossa língua nativa. Sugiro o espanhol, alemão, francês. Não esqueça do mandarim.

Trabalhe com os 4 P´s – Os 4 P´s da carreira é diferente dos 4 P´s de marketing. Então vamos lá: seja protagonista da sua carreira. Você é o único responsável por ela. Tenha um propósito, ou seja, tenha um trabalho que você encontre sentido. Trabalhe com paixão, faça algo que você goste e que te encante. Performe, a sua performance é essencial para seu sucesso.

Não existe uma fórmula mágica para ter uma carreira promissora. O importante é que desde o início você cuide dela com carinho e que você invista no desenvolvimento da mesma. Os 20 primeiros anos da sua carreira, certamente, demandarão mais energia sua. Mas tenha certeza que quando você estiver bem maduro no mercado de trabalho receberá grandes recompensas. 

Boa sorte!!!

Se quiser falar comigo me chame nas minhas redes sociais: Linkedin: www.linkedin/in/elainepacheco Instagram: @prof.elaine.pacheco

The Business Change
Elaine Pacheco
Elaine Pacheco Seguir

Consultora de carreira, Coordenadora e Professora Universitária. Atuação de mais de 10 anos nas áreas de Recursos Humanos e Empreendedorismo. Formada em Administração, Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Mestre em Educação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você