[ editar artigo]

Tendências para o mercado de trabalho

Tendências para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho está caminhando para uma nova forma de pensar dos profissionais e das profissões. No último texto, falei sobre economia colaborativa e como ela tem se consolidado na nova economia. A construção desse novo cenário, não só oferece novas profissões e novas demandas de mercado, como também uma nova forma de se gerir o tempo e o trabalho.

Um estudo da Forbes aponta que em 2015, 24% da população americana já trabalhava em casa e indica, ainda, o trabalho remoto como uma forte tendência para os próximos anos. Outro estudo da Forbes aponta que até 2026 aproximadamente 50% da população trabalhará como freelancer.

Tem sido cada vez maior a busca por ambientes de trabalho descontraídos, no qual a produtividade do profissional não é medida pela quantidade de horas que ele passa dentro da empresa, mas por quanto valor agregado ao trabalho.

Outra forte tendência para o futuro do mercado de trabalho é que ele deve possuir propósito e estar em equilíbrio com a vida pessoal, esse é um fator que tem contribuído para o aumento do empreendedorismo e o crescimento de empresas startups em todo o mundo.

65% dos estudantes que estão no ensino primário irão trabalhar em empregos que ainda não existem. Reflexo das mudanças tecnológicas e da preferência dos profissionais, que escolhem trabalhar em startups ou como freelancers, ao invés de trabalhar em grandes empresas.

Não é possível afirmar com exatidão como a tecnologia irá transformar todas as profissões, nem quanto tempo levará para isso acontecer, mas é importante se preparar para o tipo de profissional que você deseja ser no futuro. É nítido, que para se inserir neste novo contexto, será preciso oferecer mais do que um diploma.

 

Bye!

The Business Change
Ana Paula Ribeiro
Ana Paula Ribeiro Seguir

Designer, apaixonada por comportamento de consumo e novas fomas de pensá-lo!

Ler conteúdo completo
Indicados para você