[ editar artigo]

Quando startups possuem processos de inovação excremental? Sim, você leu certo.

Quando startups possuem processos de inovação excremental? Sim, você leu certo.

Quando se trata de processo de inovação incremental, falamos de melhorias gradativas de um produto e/ou de um produto inovador. A questão principal, no entanto, não é querer resolver todos os problemas do mundo com um único produto mas, na verdade, focar em resolver o problema do seu cliente!

 

Metodologias conceituadas como o Lean Startup, Customer Development e Disciplined Entrepreneurship possuem um fator em comum: Entender primeiro o seu cliente! Claro que isso parece ser uma premissa, porém, é, na realidade, algo muito, mas muito difícil de se fazer. Porque a verdade nem sempre vai ser fácil e, aproveitando que estou sendo sincero, vai ser bem desconfortável na maioria das vezes! Por esse mesmo motivo, essas respostas são vitais para a sobrevivência do seu produto!

 

Na inovação incremental, uma feature somente entra no escopo de desenvolvimento se ela for realmente desejada pelo cliente. Você só conseguirá descobrir qual é a demanda do cliente, quando sua startup escutá-lo, de forma iterativa, através dos seguintes canais: SAC, fórum, comunidades, NPS, formulários, chat, Heat maps, teste A/B, entre outros. Não necessariamente o cliente pedirá, de forma consciente, um recurso adicional ou alguma mudança. Por isso, a iniciativa de entender quais features serão interessantes deve partir de você!

 

Faça o seguinte exercício, questione-se: Quantos dos conceitos citados abaixo você conhece?

· Kanban

· Agile

· SCRUM

· DevOps

· Customer Experience

· Customer Success

 

Se você conhece todos, parabéns! Mas de nada adianta saber sobre esses conceitos, se não souber como executá-los da maneira apropriada. Por isso, vá com calma, não atire para todos os lados tentando absorver todas as metodologias e conceitos com as quais você topa na internet ou fora dela. Escolha as que você realmente acha que podem ajudá-lo e siga em frente! Contudo, tenha em mente uma coisa, sempre escute seu cliente ativamente, porque se você não escutá-lo, seu concorrente, com certeza, irá!

 

Portanto, NÃO SEJA uma empresa/startup com processos de inovação “excremental”! Ou seja, aquelas empresas ou startups que fazem tudo de forma desorganizada, desenvolvem ideias sem validar, procuram construir tudo do zero (i.e abraçar o mundo) e, principalmente, não enxergam mal algum nisso.

Reflita sobre isso. Caso você realmente esteja nessa situação, perceber isso é fundamental! O primeiro passo para evoluir seu negócio é admitir os erros no processo para, então, corrigí-los. Dessa forma, você pode evitar a inovação excremental e trabalhar com a inovação incremental que, além de ser aplicada no produto, pode ser aplicada no seu desenvolvimento como empreendedor, sempre de forma gradual e assertiva.

 

Startups

The Business Change
Pedro Romagnoli Gusso
Pedro Romagnoli Gusso Seguir

"Real sign of intelligence isn't knowledge, it's imagination" - Albert Einstein. Business Transformation @ HAG Ventures.

Ler conteúdo completo
Indicados para você