[ editar artigo]

5 Benefícios da diversidade cultural para a sua empresa

5 Benefícios da diversidade cultural para a sua empresa

Uma cultura de trabalho diversificada beneficia as empresas e funcionários em inúmeras maneiras

1. Melhora os níveis de produtividade

Diversidade traz talentos de várias partes com conjuntos de habilidades diferentes para resolver problemas. Pessoas de diferentes backgrounds podem aprender umas com as outras, assim, tornam-se capazes de sair da sua zona de conforto, de ver as coisas sob uma outra perspectiva e trazer novas ideias que agregam valor aos resultados e aumentam a produtividade.

2. Aumenta a capacidade criativa das equipes

Outro benefício da diversidade cultural no local de trabalho é o aumento da criatividade entre as equipes e a capacidade de ter um conjunto mais diversificado de soluções para problemas específicos. Equipes formadas a partir de mentes diferentes e diversificadas são capazes de criar soluções mais criativas a medida que cada indivíduo trouxer sua maneira pessoal de pensar, operar, resolver problemas e tomar decisões.


3. Melhora o engajamento dos funcionários e o  conhecimento sobre outros mercados

Que melhor maneira de aprender sobre outras culturas do que com colegas que vêm de uma formação diferente da sua? Quando as pessoas compartilham suas experiências pessoais elas criam uma relação de confiança umas com as outras. Isso pode ser muito importante para aumentar o engajamento e, “de quebra”, para conhecer melhor sobre outros países, idiomas e culturas sem precisar sair de casa! E essa habilidade - de saber lidar com diferentes culturas - é essencial no mercado atual.

4. Encoraja uma gama mais ampla de habilidades

Quando as empresas contratam uma força de trabalho mais diversificada, esses funcionários, inevitavelmente, trazem suas próprias habilidades, que muitas vezes podem ser igualmente diversas. Em uma economia cada vez mais competitiva, onde habilidades e talentos são cruciais, reunir o conjunto mais diversificado de candidatos é muito importante para ter sucesso no mercado. Empresas que possuem um conjunto de habilidades e conhecimentos distintos disponíveis dentro de suas organizações, geralmente, desfrutam de uma gama mais diversificada e adaptável de produtos e serviços.

5. Auxiliar sua empresa no processo de internacionalização

A experiência internacional das pessoas que trabalham na sua empresa pode ser crucial no processo de internacionalização. Não só pela capacidade de comunicação em diversos idiomas, como pelo conhecimento sobre diferentes mercados, que pode ajudar muito a conhecer a demanda local, e ter assertividade na estratégia de entrada em determinado mercado. 

Na HAG, nós prezamos muito por ter pessoas com diferentes habilidades, conhecimentos, experiencias de vida, etc. Além da nossa equipe ter vivido, estudado, trabalhado em diversos países, sempre que possível, trazemos pessoas de outros locais para trabalhem conosco.

A Brazilian Experience, agência de intercâmbios aqui de Curitiba, faz um trabalho muito bacana de trazer estagiários estrangeiros que queiram aprender mais sobre o Brasil e ter uma experiência de trabalho aqui. A AIESEC é outra organização que é referência no mercado, eles fazem um trabalho interessante ao proporcionar experiência internacional para jovens ao redor do mundo. 

Já recebemos um estagiário da Finlândia e agora temos dois estudantes da Bélgica trabalhando conosco. Confira aqui o vídeo do Santeri, ele é finlandês e trabalhou na HAG por alguns meses entre 2018 e 2019.

 

 

Com certeza essa experiência é enriquecedora tanto para quem vem, quanto para quem é daqui!

 

Transformação de negócios

The Business Change
Giovanna Zeny
Giovanna Zeny Seguir

Head of Business Transformation na HAG. Mestranda em Adm pela UFPR, com ênfase em Inovação Aberta e Corporate Venture Capital. Alumni da European Innovation Academy e Alumni da Fundação Alexander von Humboldt, Alemanha.

Ler conteúdo completo
Indicados para você