[ editar artigo]

CINCO RAZÕES PARA VOCÊ COMEÇAR A MENSURAR IMPACTO SOCIAL

CINCO RAZÕES PARA VOCÊ COMEÇAR A MENSURAR IMPACTO SOCIAL


Todos aqueles que buscam auxiliar a sociedade de alguma forma, enfrentam pressões, não só para efetivamente fomentar mudanças positivas, como também provar que o fazem. Mensuração de impacto é a forma mais efetiva de demonstrar o bem social possível de ser criado.


Medir o Impacto Social é uma forma de avaliar se determinada ação está beneficiando a sociedade e ajuda a quantificar esse benefício. A capacidade de quantificar o impacto social fornece dados para que facilitam a tomada de decisões e aplicação eficaz de recursos.


Aqui estão cinco razões pelas quais a mensuração de impacto deve ser uma prioridade.


ALCANÇAR A MISSÃO


Organizações sociais têm um propósito, uma missão. Para determinar se a mudança proposta pode ser alcançada é necessário observar a relação entre as atividades da organização, seus produtos e serviços, seus resultados e seu impacto. A partir de uma visão sólida sobre como suas atividades criam mudanças é possível entender quais indicadores devem ser medidos. O uso de resultados mensuráveis e a coleta de dados que confirmam o impacto, ajuda não apenas a provar o impacto social, mas também garantir que o trabalho seja feito em prol do objetivo declarado.

 

ATRAIR FINANCIAMENTO ADICIONAL

Os investidores buscam garantir que as organizações demonstrem que suas atividades produzem mudanças positivas e, idealmente, um retorno financeiro de seus investimentos. A partir do estabelecimento de métricas, é possível saber como recursos serão utilizados, prever o potencial impacto social a partir do investimento, isso pode fazer a diferença entre garantir o financiamento. Ter uma estrutura de Mensuração de Impacto Social em vigor, que possa não apenas medir o impacto social criado pela organização, mas também projetar o potencial impacto social, pode ser um diferencial no processo de captação de recursos.


COMUNICAR EFICIENTEMENTE O IMPACTO


Comunicar o impacto pode ser um desafio. Relatos são importantes, pois ajudam a entender as diferenças que aconteceram na vida de pessoas reais. Mas quantificar o impacto social, para que todas as partes interessadas possam entendê-lo, é essencial para manter e desenvolver novas parcerias de apoio. Uma boa estrutura de Mensuração de Impacto criará uma narrativa que usa dados dos programas para comunicar mudanças sociais de forma compreensível para todas as partes interessadas. 


USE IMPACTO PARA INFORMAR A MELHORIA DO PROGRAMA


A aplicação de uma estrutura Mensuração de Impacto Social com resultados mensuráveis permite que uma organização analise se suas intervenções estão causando o impacto esperado ou se é preciso remodelar os programas para alcançar os resultados buscados. Uma estrutura de mensuração de impacto fornecerá à organização evidências para que seja possível trabalhar continuamente em direção à melhoria do programa.


VALOR DO DINHEIRO INVESTIDO


Ao incorporar uma ferramenta Mensuração de Impacto Social robusta, é possível valorizar o impacto e compará-lo ao custo de realização das atividades da organização. Isso ajuda a demonstrar que os recursos estão sendo utilizados em programas que oferecem uma boa relação custo-benefício. Fornecerá informações para ajudar a tomar decisões sobre onde os recursos podem ser eficientemente alocados, em vez de ter que confiar apenas na intuição.


A MENSURAÇÃO DE IMPACTO SOCIAL ESTÁ AQUI PARA FICAR


A Mensuração de Impacto Social pode ajudar as organizações sociais e todas as partes envolvidas a entender e fortalecer o impacto social. Apesar de estar apenas no início, esse assunto é importante e ajuda a tornar organizações que visam impacto social mais atraentes não só para os investidores, como também para a sociedade. 

Transformação de negócios

The Business Change
Rodrigo de Alvarenga
Rodrigo de Alvarenga Seguir

Mentor, inovador, empreendedor, investidor, apaixonado por educação e professor. Membro de comunidades nacionais e internacionais focadas em empreendedorismo de alto impacto social & tecnológico, como Startup Grind, HIVE & Founder Institute.

Ler conteúdo completo
Indicados para você