[ editar artigo]

Como desenvolver uma mentalidade global

Como desenvolver uma mentalidade global

Desenvolver uma mentalidade global é essencial em um mundo cada vez mais integrado.

A maioria dos cidadãos do mundo cresce em ambientes homogêneos e aprendem a viver e trabalhar com seus semelhantes. Entretanto, hoje, pessoas diferentes ocupam o mesmo espaço e é esperado que os profissionais atuais saibam trabalhar em ambientes multiculturais,  que possam se comunicar, fazer negócios e influenciar indivíduos distintos de si.

Apesar de as empresas operem em um mundo integrado, muitas empresas ainda não perceberam o que isso significa e não aproveitam de oportunidades somente possíveis em mercados globais. Organizações que visam tirar proveito dessas oportunidades e planejam construir uma presença global sustentável devem desenvolver líderes com habilidades e atitudes específicas que possam ser eficazes em um contexto cada vez mais internacional.

Anteriormente, quando o RH preparava seus funcionários para realocação no exterior, eles utilizavam vários recursos de treinamento intercultural. Porém, agora, à medida que os papéis de liderança se tornam mais globais, o entendimento cultural rápido e complexo, embora importante, não é suficiente. Os líderes precisam não só conhecer, como também ter habilidade para se adaptar a novos clientes, competidores, ambiente político e regulatório, etc...

De acordo com estudo sobre mobilidade realizado pela Global Mindset Institute na Thunderbird School of Global Management, existem nove dimensões-chave para se obter uma mentalidade global, agrupadas em três categorias que abrangem aspectos cognitivos, psicológicos e comportamentais. 

Para um líder que assume um papel global, o capital intelectual pode ser desenvolvido de forma relativamente rápida através da aprendizagem cognitiva (leitura, análise, resolução de problemas, etc). Ao passo que, o desenvolvimento do capital psicológico e comportamental é mais longo e feito através de  aprendizagem experiencial, interações com diferentes tipos de pessoas, reflexão e apoio de mentores e outros profissionais.

O objetivo não é o indivíduo dominar todas as nove dimensões da mentalidade global de uma vez. O principal é identificar onde colocar os esforços de desenvolvimento e elaborar um plano de ação para construir, ao longo do tempo, uma mentalidade internacional.

Transformação de negócios

The Business Change
Giovanna Zeny
Giovanna Zeny Seguir

Head of Business Transformation na HAG. Mestranda em Adm pela UFPR, com ênfase em Inovação Aberta e Corporate Venture Capital. Alumni da European Innovation Academy e Alumni da Fundação Alexander von Humboldt, Alemanha.

Ler conteúdo completo
Indicados para você