[ editar artigo]

MVP Internacional, como expandir para novos mercados de forma enxuta

MVP Internacional, como expandir para novos mercados de forma enxuta

A importância do MVP para internacionalização.

Expansão internacional inteligente - lançamentos enxutos com baixos orçamentos de marketing.

Como no lançamento de qualquer novo produto, novos mercados devem ser totalmente testados e iterados até que o produto seja ajustado. Só então o marketing faz sentido. Muitas empresas ainda gastam tempo e recursos em um grande lançamento.

Ao lançar um novo produto, quanto mais cedo você conseguir um mínimo produto viável (MVP), melhor. A partir do MVP você pode iniciar a iteração no mercado, com os possíveis usuários e receber feedbacks que permitirão ajustar seu produto de acordo com a demanda - esse ponto de inflexão no qual você percebe que seu produto resolve um problema significativo o bastante para que as pessoas comecem a falar sobre ele para seus amigos e familiares. 

O marketing é muito importante para acelerar o crescimento, mas não funciona se não houver adequação do produto ao mercado, ou seja, se os clientes não desejarem o produto. Assim, antes de ajustar o produto ao mercado, o marketing é ineficaz e insustentável.

Como disse no início do texto, lançamentos em mercados internacional têm a mesma lógica de lançamentos de novos produtos. É um novo mercado, um novo cenário competitivo, um contexto cultural diferente. O maior erro é supor que a adequação do mercado de produtos em um mercado se traduz em outros. Falei sobre isso no meu post: Saiba quais as etapas para internacionalizar sua startup!

Realizar um lançamento internacional sem marketing é interessante, pois é possível testar silenciosamente o produto e resolver os problemas antes de iniciar as campanhas. Não há melhor MVP do que a introdução do produto em diferentes mercados, somente assim é possível vê-lo funcionando em um ambiente real com clientes reais, o marketing vem depois e somente nos mercados que mostram maior afinidade com o produto.

Nesse momento, em mercados comprovados, o marketing torna-se a força impulsionadora do crescimento, mas é possível continuar a interação com os mercados que apresentaram menor aderência ao produto e fazer as alterações necessárias para transformá-los em mercados consumidores.

Esse processo permite a redução de custos inerentes à internacionalização, além disso, e menos burocrático por envolver menos pessoas e processos. E menos burocracia, igual a mais rapidez, um dos fatores essenciais ao explorar mercados mundo afora.

Transformação de negócios

The Business Change
Giovanna Zeny
Giovanna Zeny Seguir

Head of Business Transformation na HAG. Mestranda em Adm pela UFPR, com ênfase em Inovação Aberta e Corporate Venture Capital. Alumni da European Innovation Academy e Alumni da Fundação Alexander von Humboldt, Alemanha.

Ler conteúdo completo
Indicados para você