[ editar artigo]

O Marketing digital irá substituir o marketing tradicional?

O Marketing digital irá substituir o marketing tradicional?

A área de Marketing foi um dos primeiros departamentos a sentirem a pressão para evoluir. Diversas ferramentas de automação e produtividade começaram a fazer parte da vida de toda equipe de Marketing. A rotina de profissionais da área da comunicação é digital, mas isso não significa que o marketing tradicional será substituído.

Existem diversas razões para a evolução do tradicional para o digital ter acontecido, mas acredito que esta seja uma das maiores razões: Mudança de como o cliente toma decisões de compra.

Diversos fatores levam um consumidor a comprar um produto ou serviço, mas um dos principais está relacionado com o quanto uma comunicação impacta na segurança, conforto e certeza sobre a compra de um produto ou serviço.

Uma rápida análise cronológica de como a comunicação se tornou mais acessível e evoluiu no Brasil:

  • Década de 50: Acessibilização do Rádio
  • Década de 70: Início da era televisiva
  • Anos 2000: Computador e a Internet
  • Ano 2010: Smartphones 

Você percebe que os canais de massa evoluíram ao longo do tempo? A forma de trabalhar a comunicação mudou junto aos canais. Exigindo novas habilidades de profissionais de Marketing, publicidade e propaganda e todos da área de comunicação. 

Fazer uma campanha de rádio é diferente de campanhas televisivas, com metodologias, tecnologias e formas diferentes de planejamento e execução. 

Isso significa que o Marketing Tradicional morreu? 

Não, jamais! Está apenas sob mudanças e atualizações. 

Perceba que algumas empresas continuam anunciando em rádios, televisão e até mesmo no jornal de papel. Provavelmente com uma estratégia bem elaborada com resultados.

As metodologias de Marketing estão em constante evolução, quer um exemplo? 

Conceito de Zona quente e zona fria do varejo 

Esse era um assunto comum em faculdades de administração e marketing, em uma época onde o supermercado/varejo era dominante. Basicamente, esse conceito é sobre o comportamento do comprador, quando entra em um supermercado ou loja. 

Quais são os primeiros corredores que ele passa? Em quais corredores os produtos mais lucrativos devem estar? 

Isso morreu? É, pararam de falar sobre isso nas faculdades de administração e marketing.

Hoje, falam sobre mapas de calor em sites de e-commerce (heatmaps).

O heatmap revela qual o trajeto do mouse é feito dentro dos sites, onde o consumidor mais clica e outras diversas informações.

O consumidor tem um padrão de comportamento, independente da praça (físico ou digital). Assim, ter informações como esta, faz toda a diferença para saber como eu impacto meu cliente com a atual comunicação. 

Conclusão

Não só o Marketing, mas como todas as outras áreas serão cada vez mais digitais, independente de produto ou serviço. 

Metodologias do passado, dos livros antigos não entraram em desuso. Apenas estão se transformando, assim como o conceito de zona quente e zona fria. 

Uma dica: quer obter resultados? Veja o que você fazia antigamente, certamente o que você fazia já evoluiu, talvez haja alguma forma de atualizar e contextualizar o que dava certo no passado. O resto é saber com quem falar sobre como transformar.

Por fim, comente aqui embaixo, algum caso de transformação que você tenha percebido no seu segmento! Ficarei feliz de aprender com especialistas de cada área. 

The Business Change
Ler matéria completa
Indicados para você