[ editar artigo]

O que é um Cientista de Dados e uma dica valiosa para o futuro profissional

O que é um Cientista de Dados e uma dica valiosa para o futuro profissional

Nos últimos tempos vêm-se falando muito em termos como Inteligência Artificial, Big Data e Ciência de Dados. Todos têm o objetivo de tornar as decisões mais embasadas em números e indicadores, ou seja, tornar as decisões mais data-driven (mais um termo novo).


Um Cientista de Dados é um profissional que torna essa iniciativa em realidade. E quais os passos para tornar as decisões mais embasadas? Fazendo as perguntas certas, coletando dados e realizando previsões.


Fácil? Nem tanto. Pense que, para fazer as perguntas certas, você tem que conhecer do seu negócio. Para coletar dados, você tem que conhecer de banco de dados, tecnologia e linguagem de programação. Para realizar previsões, você tem que conhecer de modelagem estatística.


Diz-se por aí que esse profissional é um Super-Man, ou Avenger, como preferir. É muito difícil encontrar um profissional completo e especialista nos três assuntos, então, se você é um deles, vale os tais salários astronômicos que são publicados em artigos de carreira.


Mas todo mundo começa por algum lugar – eu, por exemplo, resolvi começar pela estatística. Fiz um bacharelado em estatística e trabalho com modelagem estatística há 13 anos. Enquanto isso, resolvi me aprofundar na área de negócio, fiz um mestrado e doutorado em administração. Dou uma palinha em SQL, R, Python e Hadoop, com alguns cursos e um pouco de necessidade do dia a dia. 


Minha dica é não tentar atacar as três áreas de uma vez (estatística, tecnologia ou negócio) pois parece desesperador e pode te fazer desistir logo. Prefira escolher uma das três grandes áreas para se especializar, depois escolher outra para se aprofundar e conhecer aos poucos a terceira. 


Após um pouco de conhecimento, se desejar trabalhar na área, comece um portfolio de análise de dados em blogs e/ou sites para provar aos recrutadores que você sabe do que está falando. Github ou Kaggle são minhas recomendações.


Bons números!!!

Transformação de negócios

The Business Change
Ler conteúdo completo
Indicados para você