[ editar artigo]

Próximo mercado internacional, como escolher?

Próximo mercado internacional, como escolher?

Como saber para qual o próximo mercado internacional a lançar seu produto? Priorização de mercados na expansão internacional. O mundo é um grande lugar e a chave é gastar seus recursos de teste com sabedoria para maximizar seus efeitos. Algumas empresas podem levar o conceito de produto viável mínimo (MVP) ao extremo, podem liberar seu produto globalmente e aumentar sua presença em mercados mais aderentes. Confira aqui meu post sobre MVP internacional.

Para a maioria das outras empresas, no entanto, mesmo os lançamentos mais enxutos exigem algum investimento, devido a regulamentações, logística e outras barreiras à globalização.

Na maioria das empresas, a priorização dos lançamentos de mercado sempre foi um daqueles projetos que o pessoal analítico adora fazer: análise do tamanho de mercado, crescimento da população da Internet e índices de facilidade de fazer negócios, colocamos todas essas informações em uma planilha e, vloilà, a RESPOSTA. No entanto, falta o componente mais crítico, os clientes ainda vão querer o seu produto?

A melhor maneira, e possivelmente a mais fácil, de descobrir as necessidades do cliente é através de uma lista de possíveis clientes.

Quando alguém acessa seu website de um país que você ainda não atende, colete seu endereço de e-mail e prometa notificá-lo quando o serviço estiver disponível em seu país. Apesar de simples, essa pode ser uma metodologia bem eficaz para priorizar lançamentos internacionais. A partir dela é possível verificar, efetivamente, a necessidade do cliente. Endereços de e-mail não são dados gratuitamente nos dias de hoje. Aqueles dispostos a fornecer seu e-mail estão essencialmente dizendo uma coisa: o tamanho do mercado. Em última análise, o número de clientes na lista de diferentes países fornece uma indicação do mercado imediato e interessado no seu produto/serviço.

Minha dica é: priorize os lançamentos internacionais enxutos começando pelos países que a partir de análises prévias parecem ter maior aderência e depois a partir da lista de e-mails, passe para os próximos lançamentos.

Transformação de negócios

The Business Change
Giovanna Zeny
Giovanna Zeny Seguir

Head of Business Transformation na HAG. Mestranda em Adm pela UFPR, com ênfase em Inovação Aberta e Corporate Venture Capital. Alumni da European Innovation Academy e Alumni da Fundação Alexander von Humboldt, Alemanha.

Ler conteúdo completo
Indicados para você