[ editar artigo]

Transformação de Negócios. It is not business as usual...

Transformação de Negócios. It is not business as usual...

Transformação de negócios, não basta fazer mais do mesmo, é preciso mudar! 

O mundo está em constante mudança, são vários gatilhos de transformação, todos presentes ao mesmo tempo, todos igualmente intensos. Quando vários fatores importantes mudam simultaneamente, o ambiente de negócios se torna altamente complexo. As empresas que querem sobreviver a esse cenário precisam agir rápido.

Mas como vencer em um ambiente exponencialmente disruptivo? Primeiro, é preciso entender que os negócios mudaram, não se transforma uma empresa aplicando as mesmas estratégias de antes. Para sobreviver, é essencial ver as coisas de forma diferente, agir de forma diferente e entregar coisas diferentes. Principalmente, é preciso antecipar mudanças e não só as seguir.

Toda transformação requer uma análise profunda de como a empresa cria valor hoje e como criará no futuro, a oportunidade de definir uma estratégia disruptiva, repensar modelos de negócios, processos e produtos. Envolve decisões estratégicas que afetam como a organização opera, que tipos de melhorias de desempenho são necessárias, para onde crescerá e como se manter sustentável ao longo do tempo. 

Muitas estrtégias de transformação de negócios se concentram na melhoria da produtividade, que pode ser muito eficaz para fornecer resultados rápidos. O problema é que melhorar a produtividade não é mais suficiente no longo prazo.  Digitalização, tecnologias avançadas e outras formas de disrupção estão virando mercados e indústrias de cabeça para baixo, pressionando empresas  não apenas a obterem retornos financeiros maiores, mas também a mudarem quem são, o que são e o que entregam.

Recomendo a leitura de um report da McKinsey: Why your next transformation should be ‘all in’ , que fala sobre os resultados que empresas que apostaram em mudar radicalmente alcançaram!

Transformação de negócios

The Business Change
Giovanna Zeny
Giovanna Zeny Seguir

Head of Business Transformation na HAG. Mestranda em Adm pela UFPR, com ênfase em Inovação Aberta e Corporate Venture Capital. Alumni da European Innovation Academy e Alumni da Fundação Alexander von Humboldt, Alemanha.

Ler conteúdo completo
Indicados para você