[ editar artigo]

Gestão de crise: uma forma de alavancar a transformação de negócios

Gestão de crise: uma forma de alavancar a transformação de negócios

A realidade do mundo mudou profundamente nos últimos meses.  A relativa estabilidade e previsibilidade que conhecíamos já não existe mais. À medida que o tempo está passando, fica claro que algumas organizações serão resilientes, porém outras nem tanto. As ações das empresas agora, em meio a esta crise, determinarão significativamente seu destino. Dependerá dos esforços de cada empresa para que a transformação aconteça.

As crises, repletas de complexidade e mudanças, exigem uma liderança efetiva, para atender as necessidades urgentes do presente sem perder de vista o futuro. É preciso fazer escolhas imediatas e alocar recursos em um ritmo muito mais rápido do que o usual, e as ações, nesse momento, são decisivas.

Confira o meu webinar sobre como a gestão de crise pode alavancar a transformação de negócios da sua organização.

O que é transformação de negócios?

Transformação de Negócios, ou Business Transformation (BT), consiste em acompanhar o agora e se preparar para o futuro. A previsibilidade dos negócios não é mais como antes, avanços tecnológicos e novos modelos de negócios são algumas das muitas mudanças que transformaram a nossa realidade. Várias empresas se deparam com uma situação em que mudar já não é mais uma opção, é uma necessidade. 

A transformação gira em torno da necessidade de gerar valor - para encontrar novas oportunidades, para impulsionar o crescimento sustentável. Todas as transformações requerem, portanto, que cada empresa repense como cria valor hoje e no futuro. 

Essa é uma excelente oportunidade de definir ambições ousadas que vão além das mudanças incrementais - uma oportunidade de repensar os modelos operacionais da sua empresa para entregar valor inovador. Envolve decisões estratégicas, que afetam o rumo dos seus negócios. 

Tudo começa com uma estratégia de negócios bem definida, uma estratégia sólida serve como base para uma ampla gama de decisões de investimento em toda a empresa, alocações de recursos e expectativas de desempenho. Saber por onde começar é fundamental. A priorização permite organizações a evoluir rapidamente e a estabelecer a nova trajetória necessária para acompanhar o ritmo das mudanças ao seu redor. 

O valor é o principal elo de ligação entre a estratégia de negócios e a transformação. Antecipar o que se espera a partir da transformação, além de monitorar, medir e acompanhar o valor ao longo da transformação é essencial para que a organização possa evoluir continuamente através transformação.

Até mesmo empresas de alto desempenho podem falhar em suas iniciativas de transformação de negócios. Muitas empresas e líderes se enganam quando pensam que a transformação envolve somente novas ferramentas e modelos de negócios. Qualquer transformação bem sucedida demanda a participação das pessoas. Não basta responder à disrupção, é preciso antecipá-la. Somente com agilidade, disciplina,  visão estratégica, e mudança de mindset é possível permanecer à frente.

Para sobreviver, é essencial ver as coisas de forma diferente, agir de forma diferente e entregar coisas diferentes. Principalmente, é preciso antecipar mudanças e não só as seguir.

Veja mais sobre transformação de negócios neste post: Transformação de Negócios: it is not business as usual.

Compartilhe aqui a sua experiência e aprendizados sobre transformação de negócios! 

The Business Change
Ler matéria completa
Indicados para você